14/10/2020

5 Dicas para tornar crianças mais criativas

Olá, como vai? Vamos falar sobre criatividade?

 

Hoje em dia escutamos de todos os lados para sermos criativos e explorar a nossa criatividade. Na sua opinião o que é uma pessoa criativa?

 

Mouchird e Lubart, publicaram em 2002 a seguinte definição: "Basicamente, a criatividade pode ser conceituada como um conjunto de capacidades que permitem uma pessoa comportar-se de modos novos e adaptativos em determinados contextos".

 

Mas e aí, você é uma pessoa criativa?

 

A criatividade é a habilidade de criar e inovar, é como pensar fora da caixinha e trazer uma solução que ninguém havia pensado. Assim como em toda história, nos dias de hoje essa característica tem sido muito requisitada, e os que a tem, se destacam.

 

Tendemos a acreditar que a criatividade é algo super humano, um dom, que é uma característica que você nasce com ela ou nasce sem. Na verdade não é bem assim, a criatividade é desenvolvida, é fruto de:

 

  • Estudo
  • Prática
  • Erros
  • Acertos
  • Novos Erros

 

Imagine a criatividade como um músculo, nenhuma pessoa nasce musculosa como um fisiculturista, é necessário treino para chegar a esse nível. Pois é, assim como para ganhar músculos precisamos de exercícios, para sermos mais criativos também precisamos de estímulos.

 

Nunca é tarde para começar, mas, quanto mais cedo, melhor, principalmente quando falamos do início da infância, fase marcada pela curiosidade por novas descobertas. Esse é um momento importante para apresentar aos pequenos atividades que os estimulem.

 

Aqui vão 5 dicas de como estimular a criatividade nos pequeninos e prepará-los para lidar com os desafios do cotidiano:

 

 

1) Controle do tempo nos eletrônicos:

É muito bom o uso das tecnologias e nelas também aprendemos, porém, é preciso existir limites, já que o conteúdo que ali aprendemos já chega pronto, não é necessário muito o uso do pensar.

 

2) Mais momentos livres:

Pensamos o contrario, os momentos em que os pequeninos ficam sem nada para fazer são momentos de aprendizado também. Esse tempo livre os leva a desenvolverem a imaginação.

 

3) Mãos na massa:

Crie um espaço em que a criança possa inventar e se sujar sem medo. Um ambiente com massinhas, canetinhas e tudo isso que faz bagunça, o importante ali é deixar ela produzir as obras de arte.

 

4) Hobbies e mais..

As crianças tem seus hobbies, seja cantar, dançar ou fazer teatro. Incentive ela nisso, elogie, dê atenção. Isso fará com que ela tenha mais confiança em si mesmo e tenha prazer em desenvolver o seu potencial.

 

5) Leitura:

Estudos em todo o mundo apontam que a leitura traz diversos benefícios, entre eles: aumento das conexões neurais, aumento do conhecimento, melhora o foco, concentração e ainda desenvolve em nós um olhar mais critico.  

 

 

Pensando nessas dicas preparamos uma lista com 5 livros que incentivam a criatividade nos pequeninos.

 

O URSO DE TODAS AS CORES

 

 

O grande urso-branco voltou para casa depois de uma longa viagem à cidade grande. Mesmo muito cansado, passou o dia brincando com os filhotes: pega-pega, esconde-esconde... Até que, no comecinho da noite, adormeceu. Quando acordou, não estava mais branco: seu corpo agora estava coberto de desenhos e cores, que saíam a cada mergulho no mar gelado. Todos os dias, o urso dormia branco e acordava colorido... O que estaria acontecendo? Uma linda fábula sobre afeto, infância e brincadeira.   

Conheça
 

QUEM QUER BRINCAR COMIGO?

 

A pequenina casa da menina toda tarde se agiganta e ninguém mais se espanta com tanta visita esquisita''. Descubra quem vem brincar e divirta-se nessa história cheia de surpresas e sorrisos despertos no texto repleto de rimas, nas ilustrações que saltam ao olhar e no formato singular do livro. E venha brincar também! 

Conheça
 

ISSO, QUALQUER CRIANÇA FAZ!

 

Cada criança do mundo tem percepções próprias, mas há coisas que todas elas fazem. O texto enumera ações pertinentes ao cotidiano das crianças, como: brincar, ter olhos para perceber animais variados, transformar-se em super-heróis, perceber o invisível, amar bichos e pessoas, enfim, enxergar o belo e o sensível, como fazia o pintor Miró ao desenhar como uma criança.  

Conheça
 

VARINHA DE IMAGINAR

 

Através de versos rimados e cadenciados, o autor narra as brincadeiras de duas crianças que se divertem com um graveto e que é, logo, transformado em ?varinha de imaginar?. A cada mágica tornam-se caminhão, empada, caveira, chafariz, mangueira ... Até o pai vira cama, e a mãe, um manjar. Os versos apresentam sonoridade, graça e beleza, favorecendo a criação de melodias.   

Conheça
 

PEDRO E TINA

 

Pedro fazia tudo torto; se quisesse desenhar uma linha, ela saía torta; os cordões de seus sapatos nunca estavam bem amarrados. Já Tina fazia tudo certinho. Um dia, eles se encontraram e Pedro ficou encantado com o jeito de Tina fazer tudo certinho, mas Tina bem que gostaria que tudo que fizesse não fosse tão perfeito.  

Conheça
  • Por: R$ 57,00
    Comprar

    VARINHA DE IMAGINAR

    Através de versos rimados e cadenciados, o autor narra as brincadeiras de duas crianças que se divertem com um graveto e que é, logo, transformado em ?varinha de imaginar?. A cada mágica tornam-se caminhão, empada, caveira, chafariz, mangueira ... At

  • Por: R$ 74,80
    Comprar

    QUEM QUER BRINCAR COMIGO?

    É engraçado imaginar como ?a casa da menina toda tarde se agiganta e ninguém mais se espanta com tanta visita esquisita?: o patinho Todi, o gato Salgado, o porquinho Rosado, a vaca Pintada e até... pasmem - o lobo Furacão!Ao desdobrar as páginas, o l

  • Por: R$ 59,90
    Comprar

    PEDRO E TINA

    Pedro fazia tudo torto, se quisesse desenhar uma linha, ela saía torta, os cordões de seus sapatos nunca estavam bem amarrados. Já Tina fazia tudo certinho. Um dia, eles se encontraram e Pedro ficou encantado com o jeito de Tina fazer tudo certinho,

  • Por: R$ 58,50
    Comprar

    ISSO QUALQUER CRIANÇA FAZ

    Cada criança do mundo tem percepções próprias, mas há coisas que todas elas fazem. O texto enumera ações pertinentes ao cotidiano das crianças, como: brincar, ter olhos para perceber animais variados, transformar-se em super-heróis, perceber o invisí