Olá, como vai? Vamos falar sobre criatividade?
Hoje em dia escutamos de todos os lados para sermos criativos e explorar a nossa criatividade. Na sua opinião o que é uma pessoa criativa?
Mouchird e Lubart, publicaram em 2002 a seguinte definição: "Basicamente, a criatividade pode ser conceituada como um conjunto de capacidades que permitem uma pessoa comportar-se de modos novos e adaptativos em determinados contextos".
|
|
|
|
|
Mas e aí, você é uma pessoa criativa?
A criatividade é a habilidade de criar e inovar, é como pensar fora da caixinha e trazer uma solução que ninguém havia pensado. Assim como em toda história, nos dias de hoje essa característica tem sido muito requisitada, e os que a tem, se destacam.
Tendemos a acreditar que a criatividade é algo super humano, um dom, que é uma característica que você nasce com ela ou nasce sem. Na verdade não é bem assim, a criatividade é desenvolvida, é fruto de:
- Estudo
- Prática
- Erros
- Acertos
- Novos Erros
Imagine a criatividade como um músculo, nenhuma pessoa nasce musculosa como um fisiculturista, é necessário treino para chegar a esse nível. Pois é, assim como para ganhar músculos precisamos de exercícios, para sermos mais criativos também precisamos de estímulos.
Nunca é tarde para começar, mas, quanto mais cedo, melhor, principalmente quando falamos do início da infância, fase marcada pela curiosidade por novas descobertas. Esse é um momento importante para apresentar aos pequenos atividades que os estimulem.
Aqui vão 5 dicas de como estimular a criatividade nos pequeninos e prepará-los para lidar com os desafios do cotidiano:
|
|
|
|
1) Controle do tempo nos eletrônicos:
É muito bom o uso das tecnologias e nelas também aprendemos, porém, é preciso existir limites, já que o conteúdo que ali aprendemos já chega pronto, não é necessário muito o uso do pensar.
2) Mais momentos livres:
Pensamos o contrario, os momentos em que os pequeninos ficam sem nada para fazer são momentos de aprendizado também. Esse tempo livre os leva a desenvolverem a imaginação.
3) Mãos na massa:
Crie um espaço em que a criança possa inventar e se sujar sem medo. Um ambiente com massinhas, canetinhas e tudo isso que faz bagunça, o importante ali é deixar ela produzir as obras de arte.
4) Hobbies e mais..
As crianças tem seus hobbies, seja cantar, dançar ou fazer teatro. Incentive ela nisso, elogie, dê atenção. Isso fará com que ela tenha mais confiança em si mesmo e tenha prazer em desenvolver o seu potencial.
5) Leitura:
Estudos em todo o mundo apontam que a leitura traz diversos benefícios, entre eles: aumento das conexões neurais, aumento do conhecimento, melhora o foco, concentração e ainda desenvolve em nós um olhar mais critico.
Pensando nessas dicas preparamos uma lista com 5 livros que incentivam a criatividade nos pequeninos.
|
|
|
|
O URSO DE TODAS AS CORES
O grande urso-branco voltou para casa depois de uma longa viagem à cidade grande. Mesmo muito cansado, passou o dia brincando com os filhotes: pega-pega, esconde-esconde... Até que, no comecinho da noite, adormeceu. Quando acordou, não estava mais branco: seu corpo agora estava coberto de desenhos e cores, que saíam a cada mergulho no mar gelado. Todos os dias, o urso dormia branco e acordava colorido... O que estaria acontecendo? Uma linda fábula sobre afeto, infância e brincadeira.
|
|
|
|
|
QUEM QUER BRINCAR COMIGO?
A pequenina casa da menina toda tarde se agiganta e ninguém mais se espanta com tanta visita esquisita''. Descubra quem vem brincar e divirta-se nessa história cheia de surpresas e sorrisos despertos no texto repleto de rimas, nas ilustrações que saltam ao olhar e no formato singular do livro. E venha brincar também!
|
|
|
|
|
ISSO, QUALQUER CRIANÇA FAZ!
Cada criança do mundo tem percepções próprias, mas há coisas que todas elas fazem. O texto enumera ações pertinentes ao cotidiano das crianças, como: brincar, ter olhos para perceber animais variados, transformar-se em super-heróis, perceber o invisível, amar bichos e pessoas, enfim, enxergar o belo e o sensível, como fazia o pintor Miró ao desenhar como uma criança.
|
|
|
|
|
VARINHA DE IMAGINAR
Através de versos rimados e cadenciados, o autor narra as brincadeiras de duas crianças que se divertem com um graveto e que é, logo, transformado em ?varinha de imaginar?. A cada mágica tornam-se caminhão, empada, caveira, chafariz, mangueira ... Até o pai vira cama, e a mãe, um manjar. Os versos apresentam sonoridade, graça e beleza, favorecendo a criação de melodias.
|
|
|
|
|
PEDRO E TINA
Pedro fazia tudo torto; se quisesse desenhar uma linha, ela saía torta; os cordões de seus sapatos nunca estavam bem amarrados. Já Tina fazia tudo certinho. Um dia, eles se encontraram e Pedro ficou encantado com o jeito de Tina fazer tudo certinho, mas Tina bem que gostaria que tudo que fizesse não fosse tão perfeito.
|
|
|
|