13/11/2020

Como falar de política com as crianças

Como falar de política com as crianças

 

 

Afinal, política, religião e futebol se discute? Não vamos entrar nesse mérito, o que sabemos é a importância de atentarmos a esses assuntos. Já dizia Platão "Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam".

 

Como pais temos o dever de educar nossos filhos e prepará-los para os desafios da vida adulta, e esse é um assunto que demanda atenção. Mas como é aí na sua casa, seus pequenos já perguntaram sobre o assunto? Como você lidou?

 

Sabemos que as crianças estão sempre atentas ao seu redor e a política está presente em tudo, em anos de eleição principalmente. Curiosas como sempre em algum momento elas irão fazer perguntas para saber mais sobre.

 

O que dizem os especialistas?  

 

Segundo especialistas do assunto consultados pela Revista Crescer, os pais não precisam colocar o assunto em pauta, as dúvidas irão surgir naturalmente nas crianças, e elas trarão seus questionamentos, aí sim é hora de falar. "A criança está ligada o tempo todo, escutando o jornal e as rodas de conversas. Se ela fizer alguma pergunta, é o momento de trazer o assunto para o mundinho dela", explica Deborah Moss, neuropsicóloga e mestre em psicologia do desenvolvimento infantil.   

 

O ideal é que os pais respondam com exemplos que faça sentido a elas, usando referências do mundinho delas. Um ponto que os pais acabam errando é o de responder mais do que foi perguntado, as respostas ainda que complexas precisam ser respondidas de forma simples e caso a criança queira saber mais, deve partir dela mais perguntas.

 

É importante não tomar partidos e impor opiniões aos pequenos, afinal, é difícil dizer se existem certos ou errados, existem pontos de vistas diferentes formados por suas experiências individuais. Mas quanto a nossas crianças, é preciso prepará-las para o futuro, em breve elas serão donas de seus votos e mais do que impormos nossas posições a elas, precisamos estimular nelas o pensamento crítico e fazer com que elas tenham suas próprias opiniões

 

Confira mais 7 dicas importantes que vão ajudar muito.

 

  • Evite termos complexos, prefira exemplos práticos.

 

  • Seja simples e objetivo.

 

  • Quanto menos adjetivos, mais claro.

 

  • Fale de valores e corrupção, deixe que ela tenha suas conclusões.

 

  • Ilustre as relações de política nos ambientes de convívio dela.

 

  • Não fale da política como algo imundo e tedioso.

 

  • Consolide a ideia do poder de transformação da política.

 

 

Sugestão de Atividade para as Crianças:

 

Brincadeira: O mestre mandou
Idade: 2 a 10 anos

Objetivo: Conscientizar sobre a importância de escolhermos bem nossas autoridades.
Como brincar:
- Escolha uma pessoa para ser o mestre, essa pessoa dará ordens durante 2 minutos aos outros participantes e eles terão de obedecer todas as ordens, aqueles que não obedecerem terão de pagar uma prenda. Ao fim do tempo outro participante é escolhido para ser o mestre.

 

É importante que essa brincadeira tenha a mediação de um adulto para supervisionar e contextualizar as crianças.

 

 

Vamos colocar em prática? Separamos 3 livros infantis para trabalhar o assunto com as crianças.

 

O SINDICATO DOS BURROS

 

O texto fala da origem do estigma dos burros, da existência de um burrinho branco, líder do grupo, o Orelhinha, e das investidas de entendimento entre homens e burros. Por meio da narrativa fabular, o leitor fica conhecendo as necessidades e limitações desses animais, o projeto da formação de seu sindicato e o motivo pelo qual eles empacam.

 

AQUILO QUE NAO SE VÊ

 

Ambientado no sertão nordestino, o livro narra a trajetória de algumas pessoas e seres marcados pelas dificuldades cotidianas. No retrato inicial desse grupo, o leitor sente todas as mazelas e entende porque os personagens sonham e lutam por um futuro melhor. Depois do sonho, da realidade e do tempo decorrido, uma foto hipotética revela como estariam aqueles personagens e acena para possibilidade de se pensar que a história referida pode terminar de outra maneira...

 

O QUE DIZEM AS PALAVRAS

 

O livro, por meio de um trabalho inovador, apresenta a escrita como um jogo criador e estimulador das potencialidades do leitor. Cada página traz duas palavras ilustradas, em ordem alfabética, segundo a ideia que o autor, cartunista, escritor e autor-roteirista de TV, propõe como brincadeira inteligente e carregada de sentidos, tais como: censura, fracasso, opressão, pacto e sigilo, citando algumas. Interagindo com as palavras-cartuns, a imaginação do leitor dialoga com a criatividade, a consciência reflexiva e, certamente, com o humor.

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    O QUE DIZEM AS PALAVRAS

    O livro, por meio de um trabalho inovador, apresenta a escrita como um jogo criador e estimulador das potencialidades do leitor. Cada página traz duas palavras ilustradas, em ordem alfabética, segundo a ideia que o autor, cartunista, escritor e autor

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    AQUILO QUE NÃO SE VÊ

    Ambientado no sertão nordestino, o livro narra a trajetória de algumas pessoas e seres marcados pelas dificuldades cotidianas. No retrato inicial desse grupo, o leitor sente todas as mazelas e entende porque os personagens sonham e lutam por um futur

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    O SINDICATO DOS BURROS

    O texto fala da origem do estigma dos burros, da existência de um burrinho branco, líder do grupo, o Orelhinha, e das investidas de entendimento entre homens e burros. Por meio da narrativa fabular, o leitor fica conhecendo as necessidades e limitaçõ